Amador ou profissional?

Pensando na evolução do mercado vidreiro e na quantidade de novos instaladores, alguns fatores definem se uma mão de obra é amadora ou profissional.

Veja o que difere um profissional de um amador:

- Cuidado máximo no manuseio do vidro
Um instalador profissional de vidro tem conhecimento de que é preciso o máximo de cuidado com o transporte e manuseio das peças. Adicionar proteção extra às bordas, por exemplo, é uma prática que nem todos fazem, mas que é fundamental.
Fazer uma instalação de qualquer maneira, sem planejamento ou experiência, pode resultar em graves problemas.
Os equipamentos também são parte da rotina dos profissionais. As ventosas, por exemplo, são indispensáveis para garantir mais facilidade e segurança aos projetos do instalador.

- Precisão nas medidas e especificação correta
Para um projeto bem executado é fundamental conhecer os benefícios dos diversos produtos existentes, podendo assim, especificar o que melhor atenda a necessidade do cliente, além, de se ter um cuidado especial com as medidas em geral.

- Atenção às normas dos vidros
As normas reguladoras precisam ser o livro de cabeceira de todo instalador profissional de vidros: NBR 7199 da ABNT. Trata-se do texto que engloba projeto, execução e aplicações de vidros na construção civil. Todo profissional do vidro precisa conhecê-las na íntegra para um trabalho melhor e mais seguro.
Outras normas também são importantes para os profissionais do setor vidreiro. Confira abaixo cada uma delas:
- NBR 14697: vidro laminado
- NBR 14698: vidro temperado
- NBR 16015: vidro insulado
- NBR 14718: guarda-corpos para edificação
- NBR 14207: box para banheiro
- NBR 11706: vidros na construção civil
- NBR 16259: sistemas de envidraçamento de sacadas
- NBR 10821: Esquadrias para edificações.

Evite dores de cabeça, busque por profissionais de confiança para a execução de qualquer trabalho.

Imagem

Cookies: nós guardamos estatísticas de visita para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.